segunda-feira, 30 de maio de 2011

A literatura deve ser realmente o lugar onde podem surgir novas idéias que repensem o mundo.

- O objetivo desse blog é a interação dos alunos com a arte da literatura dando lhes espaço e liberdade para se expressar  com texto , poemas , videos  de acordo com a matéria e o tema tratado
Todos os alunos terão que postar no blog de acordo com as datas estabelecida seguindo o cronograma que da inicio
no dia 18/05/2011 e termino 11/08/2011 , os dias serão distribuidos de segunda a domingo tendo o intervalo de dois dia entre uma postagem e outra retirando as ferias do mês  julho .
 Aguardem as próximas postagens !




relação dos alunos e suas respectivas datas


18/05/11 Beatriz
20/05/11 Bruna cristina
22/05/11 Bruna danielle
24/05/11 Caio Brandão
26/05/11 Carolina Siqueira
28/05/11 Emmanuel
30/05/11 igor
01/06/11 Ildeu
03/06/11 Itálo
05/06/11 Jonathan
07/06/11 Keileane
09/06/11 Kétlen
11/06/11 Larissa vidal
13/06/11 Lorrayne de Andrade
15/06/11 Lucas Ribeiro
17/06/11 Madsen
19/06/11 Marcos Henrique
21/06/11 Marcus Vinicius
23/06/11 Matheus Evangelista
25/06/11 Matheus Fabianp
não existe não existe
27/06/11 Nathalia
29/06/11 Paula Jessamine
01/07/11 Paula katarine
03/07/11 Paulo vitor
05/07/11 Pedro Henrique
08/07/11 Rogerio Vitor ( saiu do colégio )
10/07/11 Sergio wendell
12/07/11 Suriel
03/08/11 Thalita Stephanie
05/08/11 Vinicius Santos
07/08/11 Willian Ribeiro
09/08/11 Yago Duarte
11/08/11 Uly Silva ( saiu do colégio )







Representantes de turma : Beatriz e Paulo  



Poema !

 '' trova à maneira antiga ''


comigo me desavim.
sou posto em todo perigo;
nao posso viver comigo
nem posso fugir de mim.

(..)

que meio espero ou que fim
do vão trabalho que sigo,
pois que trago a mim comigo,
tamanho inimigo de mim ?

(Francisco de Sá Miranda  )


por :  Igor Rodrigues

quinta-feira, 26 de maio de 2011


Humanismo

     A principal característica do humanismo é colocar o homem como o centro de todas as coisas do universo (o Teocentrismo cede lugar ao Antropocentrismo). Pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra amor, liberdade, solidariedade, etc.) Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.

O humanismo se desenvolveu e se manifestou em vários momentos da história e em vários campos do conhecimento e das artes. O humanismo na antiguidade clássica (Grécia e Roma): manifestou-se principalmente na filosofia e nas artes plásticas. As obras de arte, por exemplo, valorizavam muito o corpo humano e os sentimentos.  Valendo a pena destacar que os principais autores dessa escola literária são Fernão Lopes e Gil Vicente (introdutor do teatro em Portugal).

O latim passa a ser a língua de muitos humanistas, que se deixam tomar de grande entusiasmo pelo saber, pelas artes clássicas.
A produção literária portuguesa desse período pode ser subdividida em:



- Prosa [Conhecido como o “Pai da Historiografia portuguesa”, Fernão Lopes foi encarregado por D. Duarte de guardar os arquivos da Torre do Tombo, onde se achavam os principais documentos sobre Portugal. Incumbido de escrever relatos sobre os acontecimentos de diversos períodos históricos (as chamadas crônicas), Fernão Lopes destacou-se como um prosador dono de um estilo rico e movimentado. Não se limitando a tecer elogios a reis, como a outros cronistas da época; fez descrições detalhadas não só do ambiente da corte, mas também das aldeias, das festas populares e, principalmente, do papel do povo nas guerras e rebeliões ]:

a) Crônicas de Fernão Lopes

b) Prosa doutrinária (Estas obras destinavam-se ao aprendizado de determinadas artes, muito em moda na época)

c) Novela de cavalaria (Como já vimos no Trovadorismo, à novela de cavalaria relatava os feitos históricos de um corajoso cavaleiro, em alguma nobre missão. Neste período, é escrita a novela Amadis de Gaula, que conta a história do cavaleiro Amadis, apaixonado por Oriana, por que se lança em inúmeras aventuras.)
- Poesia: Poesia palaciana
- Teatro: Obra de Gil Vicente



O espírito medieval, baseado na hierarquia nobreza – clero – povo, começa a se desestruturar e o homem preso ao feudo e a o senhor adquire nova consciência. Diante do progresso, percebe-se como força criadora capaz de influir nos destinos da humanidade, descobrindo, conquistando e transformando o Universo.

O Humanismo foi, portanto, o movimento cultural que esteve a par do estudo e da imitação dos clássicos. Fez do homem o objeto do conhecimento, reivindicando para ele uma posição de importância no contexto do universo, sem, contudo, negar o valor supremo de Deus.



Vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=GAfyYz46-5c



Por: Carolina Siqueira

terça-feira, 24 de maio de 2011

Humanismo - Caio Brandão

Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.
Humanistas famosos são entre outros Gianozzo Manetti, Marsílio Ficino, Erasmo de Roterdão, Carlos Bernardo González Pecotche, Francesco Petrarca, François Rabelais, Pico de La Mirandola, Thomas Morus, Andrea Alciati, Auguste Comte.
Também há a escola literária chamada Humanismo, que surgiu bem no final da Idade Média (entre o século XV e final do século XVI). Ainda podemos ressaltar as prosas doutrinárias, dirigidas à nobreza. Já as poesias, que eram cultivadas por fidalgos, utilizavam o verso de sete sílabas e o de cinco sílabas. Podemos destacar João Ruiz de Castelo Branco como importante autor de poesias palacianas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo